O que é infertilidade?

Home / O que é infertilidade?

Um indivíduo, homem ou mulher, é considerado infértil quando apresenta alterações no sistema reprodutor que diminuem ou impedem a sua capacidade de ter filhos. A princípio, um casal é considerado infértil quando, após de 12 meses de relações sexuais frequentes e regulares, sem nenhum tipo de contracepção, não consegue a gestação. Entretanto, esse período pode variar de acordo com a idade da mulher e a ansiedade do casal.

Para casais em que a mulher tenha mais de 35 anos, pode-se abreviar o período de espera para 6 meses, uma vez em que, a partir dessa idade, a fertilidade diminui gradativa e progressivamente e seis meses passam a valer muito. Após os 40 anos, 3 ou 4 meses já são suficientes.

Nem sempre os casais, mesmo os mais jovens e com menos de 30 anos, aguentam a ansiedade de esperar os 12 meses recomendados. Por isso, mesmo tendo conhecimento do período teórico de espera, muitas vezes antecipamos a pesquisa para ajustar a ciência ao bom-senso e ao bem-estar do casal. Importante também é, já sabendo que o casal tem uma doença prévia que pode prejudicar a fertilidade, iniciar uma investigação o mais rápido possível.

A infertilidade pode ser primária, quando o casal nunca engravidou, ou secundária, quando já houve gestação anterior. Antigamente, definia-se esterilidade como a impossibilidade de gestação e infertilidade como a diminuição da capacidade de conceber.

Atualmente, as duas palavras são geralmente empregadas como sinônimas. Estudos mostram que até 15% dos casais em idade fértil apresentam dificuldade para engravidar, e metade deles terá de recorrer a tratamentos de reprodução assistida.

Causas de Infertilidade:
Idade;
Causas hormonais;
Endometriose;
Cromossômica/ Genética;
Causas Imunológicas;

Hábitos e estilo de vida do casal: Frequência das relações sexuais, obesidade, tabagismo, consumo de álcool em excesso, consumo de cafeína em excesso, drogas recreativas, sedentarismo, exposição a substâncias nocivas, exercício em demasia, uso de medicamentos que afetam a fertilidade, histórico médico do casal.
Antecedentes de doenças Genéticas
Gravidez ectópica
Abortos anteriores.

E existe a Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA).
A Infertilidade Inexplicável, ou Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA), é a dificuldade, sem qualquer razão aparente, após um ano ou mais de relações sexuais frequentes e sem o uso de qualquer método anticoncepcional, para um casal engravidar. Aproximadamente 10% a 15% dos casais inférteis pertencem a esse grupo. Sem dúvida, a “falta de diagnóstico” definitivo gera frustração e angústia.

Entretanto, é sempre importante lembrar que a ciência progride numa velocidade tão grande que o desconhecido de hoje poderá, em curto prazo, ser esclarecido. O que hoje parece não ter explicação, amanhã poderá ser explicado e até tratável. Portanto, Infertilidade Inexplicável significa inexplicável no presente, e não no futuro.

Ligue para o nosso telefone ou se preferir mande uma mensagem para nosso WhatsApp: 62 98405-9388, verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato para agendar o melhor dia e horário para a sua consulta.

Dr. Corival | Todos os direitor Reservados